R$ 61,90
Autoria: Thiago Schellin de Mattos
Editora: Saber Criativo
Páginas: 202
Peso: 90g
Ano: 2019
Tamanho: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-54925-34-1
Simulação de frete
O pentecostalismo na periferia é considerado um fenômeno religioso que adquire características específicas dentro do amplo espectro das manifestações religiosas pentecostais. Este livro se situa, portanto, dentro do campo da religião, articulando-se dentro de dois eixos principais: a religiosidade pentecostal e o contexto de periferia urbana. Para tanto, procuro expor nesta obra os dados etnográficos através de duas formas de observação que constituem distintas contribuições para o fenômeno pentecostal na periferia: um olhar panorâmico e um olhar mais localizado. Na parte final, é apresentada uma poética do movimento que estrutura o discurso e as práticas religiosas no que se refere à gênese, formação e reprodução das comunidades pentecostais, evidenciando a formação de algumas regularidades estreitamente relacionadas à dinâmica do habitar na periferia.
INDICAÇÕES:
“O texto traz um processo muito interessante de produção do objeto de pesquisa, em que Mattos parte de sua formação teológica e de sua prática missionária como pastor para imergir no campo da Antropologia. São questões formuladas por sua formação e prática como pastor da Igreja Luterana que o impulsionam a buscar na Antropologia formas de adensar o seu conhecimento sobre a realidade que o instiga. Assim, busca na abordagem baseada na empiria da Antropologia a possibilidade de um diálogo enriquecedor entre o pastor, o antropólogo e o habitar pentecostal das pessoas da periferia. A forma inventiva como o autor desenvolve seu estudo sobre o Pentecostalismo de Periferia está muito relacionado a forma exemplar como a intersubjetividade foi exercida neste texto”.
— Prof. Francisco Pereira Neto, historiador, mestre em Antropologia Social (UFRGS), doutor em Antropologia Social (UFRGS), professor adjunto na UFPel
Automated page speed optimizations for fast site performance